Chuva causa transtornos no Recife

Alagamentos causados pela chuva foram registrados na Zona Sul da capital / Foto: Cortesia

POR JC Online

As chuvas que atingiram o Estado nas últimas horas causaram transtornos para quem precisou sair de casa na manhã deste domingo (31) no Recife. Foram registrados alagamentos no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul da cidade. Na Encruzilhada, Zona Norte da capital, uma árvore caiu na Rua Professor Jerônimo Gueiros, interditando parcialmente a via.

De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), o Recife foi a cidade onde mais choveu nas últimas 12 horas. Foram registrados 54 milímetros de precipitações. A média para todo o mês de março é de 264.7 milímetros. Das 23h de sábado (30), até às 11h deste domingo, o bairro mais atingido foi o de Areias, na Zona Oeste da capital.


O município de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife (RMR), também registrou chuvas fortes. A precipitação foi de 38 milímetros nas últimas 12 horas. A média para março é de 222,6 milímetros.

O terceiro maior volume de chuvas foi registrado no município de Ipubi, no Sertão do Estado, com 23 milímetros de precipitação. "O Sertão ainda está na sua quadra chuvosa, que vai de janeiro a abril. Na Região Metropolitana do Recife o período chuvoso inicia em abril. Não esperávamos tanta chuva nessa época", afirma Romilson Ferreira, meteorologista da Apac.


Segundo ele, tanta chuva tem explicação. "Estamos registrando ondas de convergência. O oceano está muito aquecido, o que provocou chuva em todo o nosso Estado." Apesar das precipitações terem chegado mais cedo este ano, o meteorologista defende que o Grande Recife deve ter uma quadra chuvosa com índices pluviométricos dentro do esperado.

A Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de Pernambuco (Codecipe) não registrou ocorrências de acidentes causados pela chuva. De acordo com a Defesa Civil do Recife, solicitações de lonas para áreas de encosta foram feitas por moradores, mas nenhum acidente foi registrado na capital. A Defesa Civil do Recife mantém um plantão permanente, podendo ser acionada pelo telefone 0800.081.3400.