Uma criança, de 8 anos, adotou o nome social na carteira de identidade. Agora, com o apoio dos pais, o menor passou a se identificar oficialmente como Eduardo Lopes Freitas - antes era chamado de Maria Eduarda -. O registro aconteceu em Pindamonhangaba, São Paulo, que passou a emitir a nova cédula no dia 20 de agosto.
Regina Freitas, mãe de Eduardo, revelou ao G1 que o pedido para a alteração do nome partiu do filho, assim que soube da permissão. Há quatro anos, de acordo com Regina, ele se identifica como masculino, usando o nome social na escola e entre as pessoas mais próximas.De acordo com o Poupatempo, local onde aconteceu o registro, Eduardo é a primeira criança transgênero a adotar o nome social no Registro Geral na cidade de Pindamonhangaba.
"Agora quando eu for médico, por exemplo, vou ser chamado pelo meu nome, pelo que sou", disse o garoto ao site. O registro de Eduardo viralizou nas redes na última quarta-feira (28), quando a própria mãe compartilhou o fato em sua conta do Facebook. De lá pra cá, a publicação já soma mais de 10 mil reações e quase 3 mil compartilhamentos.
"Dudu foi o pioneiro em Pinda, foi a primeira pessoa a requerer seu nome social, obrigada meu Deus (sic)", reagiu Regina Helena.