POR TV JORNAL
A relação do apresentador Gugu Liberato com sua família sempre foi muito preservada diante das câmeras. Ao contrário de sua vida profissional, onde o apresentador sempre estava em contato com o público, sua vida pessoal era a mais discreta possível, sem grandes exposições. "Quero que tanto a mãe quanto a criança tenham sua liberdade". Essa foi a frase de Gugu, dita em 2001 após vazamento da notícia de que estava prestes a ser pai pela primeira vez, mostra bem o espírito que permeou todo seu relacionamento com Rose Miriam Di Matteo: discrição absoluta
Relacionamento
A relação com Rose Miriam Di Matteo começou logo no início da carreira de Gugu na televisão. Ela foi uma de suas assistentes de palco, naquela época, mal sabia que seria mãe dos filhos do apresentador. A família que construíram juntos teve início em 2001, quando Rose engravidou, mas a relação dos dois começou décadas antes, na TV.
A paulista de 56 anos se formou em medicina na Faculdade São Francisco de Bragança (atual Universidade São Francisco) e, para banca no SBT entre 1983 e 1985, como uma das "telemoças" (secretárias de palco) de Gugu no Viva a Noite. O casal reapareceu na mídia em 1994, o apresentador presenteou a colega com um fusca.
Apesar da vontade de não expor o relacionamento, Gugu estampou várias capas da revista Caras ao lado da mãe de seus filhos. Os dois não se casaram, a discrição em torno do relacionamento gerou uma série de boatos envolvendo a vida íntima do casal. Gugu ignorou as especulações e teve três filhos com Rose, formando a família que tanto sonhava
Mudança do país
A partir de então, uma novo passo estava sendo planejado pelo apresentador e pela família, a mudança do país. Gugu passou a intercalar viagens para os Estados Unidos, até se estabilizar em Orlando, próximo à casa do patrão Silvio Santos, no bairro Celebration. Sempre pensando no bem estar dos filhos, há quatro meses, Gugu e Rose trocaram Celebration (bairro em Orlando construído pela Disney) por Windermere, mais próximo da escola dos lhos. Os três e a companheira de Gugu experimentaram nos Estados Unidos o que o pai nunca conseguiu no Brasil, viver no anonimato.
O acidente
Colegas do colégio e alguns vizinhos não sabiam que eles formavam uma das famílias mais famosas do Brasil. Na nova residência, ao tentar reparar o ar condicionado, Gugu forçou o piso de gesso, que não resistiu ao peso e quebrou, fazendo ele cair de uma altura de cerca de 4 metros. A queda provocou lesões graves, que inviabilizaram qualquer cirurgia.
O diagnóstico de morte encefálica foi confirmado pelos médicos, na última sexta-feira (22), diante da mãe de Gugu, Maria do Céu, de 90, Amandio Augusto e Aparecida Liberato, e de Rose, companheira de Gugu até o fim da vida.