Coronavírus: mais dois casos suspeitos são descartados em Pernambuco, diz Secretaria de Saúde

Resultado de imagem para CORONAVIRUS PERNAMBUCO


Dois pacientes com suspeita de coronavírus que estavam na lista oficial do Ministério da Saúde em Pernambuco tiveram resultado laboratorial negativo para Covid-19, doença provocada pelo vírus. A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) no início da tarde desta sexta-feira (28).

De acordo com a SES, foram descartados os casos de coronavírus em uma mulher de 51 anos, moradora de Caruaru que havia viajado para a Itália, e em um jovem de 24 anos, morador da Itália que veio passar o carnaval em Pernambuco. Os testes foram feitos pelo Instituto Evandro Chagas, em Belém (PA).

Os números divulgados pelas secretarias estaduais e o Ministério da Saúde não são necessariamente iguais, já que os órgãos têm horários e procedimentos distintos para apresentação de seus boletins diários.

Com isso, são três os casos descartados de coronavírus no estado. Outros três possíveis casos suspeitos foram notificados pela SES, mas até a tarde desta sexta (28), não foram incluídos na lista do Ministério da Saúde. Casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos após confirmação do Ministério da Saúde, o que ainda não ocorreu para outros três casos sob investigação no estado.

Às 17h desta sexta (28), a SES convocou uma coletiva de imprensa para falar sobre o atendimento aos possíveis casos suspeitos e sobre a transferência dos pacientes do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, no Centro do Recife, para o isolamento domiciliar.

Perfil dos possíveis casos suspeitos
Homem de 32 anos que viajou para a Itália e chegou a Pernambuco na segunda-feira (24). Sintomas: febre, dor de garganta e coriza. Notificação na quinta (27).
Homem de 37 anos que viajou para a Itália e chegou a Pernambuco no dia 20 de fevereiro. Sintomas: febre, tosse, dor de garganta e dificuldade para respirar, motivo pelo qual foi internado na UTI. Notificação na quinta (27).
Mulher de 34 anos que viajou à Itália e chegou no dia 17 de fevereiro. Sintomas: febre, tosse, dor de garganta e dor de cabeça. Notificação na quinta (27).
Casos descartados
Mulher de 51 anos, moradora de Caruaru, com histórico de viagem para a Itália. Ela chegou na terça (25), quando foi notificada. Sintomas: febre, tosse e dor de garganta. Caso descartado nesta sexta (28).
Homem de 24 anos, morador da Itália, que chegou a Pernambuco no dia 14 de fevereiro. Sintomas: febre, tosse, dor de garganta e dificuldade para respirar devido a uma asma pré-existente, motivo pelo qual foi internado na UTI. Notificação na quarta (26). Caso descartado nesta sexta-feira (28).
Homem de 41 anos que viajou para a Itália e França e chegou a Pernambuco no dia 12 de fevereiro. Sintomas: febre, coriza, dor de garganta e congestão nasal. Internado no Hospital Santa Joana. Notificação na quarta (26) e resultado positivo para Influenza-B na quinta (27).

G1