Igreja doa equipamentos para proteção de profissionais de saúde

Os EPIs serão usados pelos profissionais de saúde que atuam na linha de frente do atendimento de casos suspeitos do novo Coronavírus. (Foto: Reprodução/HSM)

POR GUIA-ME
Em luta contra a pandemia de coronavírus, uma igreja evangélica de Santarém, no oeste do Pará, fez doação de Equipamentos de Proteção Individual (EPI's) para o Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas.

O esforço, que também contou com doação de empresários e da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), é para ajudar os profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19.


Na quinta-feira (9), a contribuição foi de 20 folhas acrílicas para a fabricação de viseiras, 14 metros de napa, que servirão para confecção de capotes, aventais impermeáveis e viseiras.

Chegaram também 1.416 máscaras de TNT que serão repassadas para pacientes e acompanhantes com o intuito da proteção coletiva. O Centro de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital explicou que a distribuição será feita pela equipe de enfermagem, conforme orientação do Ministério da Saúde, sobre o uso de proteção.

“É uma forma de conter o uso de máscaras cirúrgicas que devem ser usadas pelos médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem”, disse Odeíse de Matos Seixas, diretora assistencial e multiprofissional do HMS e UPA.

As doações vieram da fábrica de gelo "Beira Rio” e da Igreja Evangélica Ministério Internacional da Restauração de Santarém, Comercial Eldorado, Central das Balas e da Secretaria de Saúde.
Ajuda à sociedade

Varlinda Galdino, apóstola do Ministério Internacional da Restauração, aproveitou para dizer que além das máscaras de TNT, a Igreja presenteou os profissionais da UPA com cartinhas e chocolate. “Eles são essenciais e nesse momento crítico estão ajudando a sociedade com o seu trabalho. Precisam de palavras de fé e motivação. Nossa gratidão e oração por todos que estão nas unidades de saúde”, destacou.
Profissionais de saúde também ganharam chocolate. (Foto: Reprodução/HSM)


A coordenadora da UPA 24 horas, Dulcinéia Portela destaca a gratidão da equipe com a ação. “Nesse momento delicado a solidariedade das pessoas vem nos ajudar como forma de valorização, ressaltando a preocupação com essa equipe” disse.

De acordo com a diretora assistencial do HMS e UPA, há uma grande importância das doações estarem chegando para as duas unidades, principalmente nos setores que atuam diretamente no atendimento de pacientes suspeitos do Covid-19.

“As doações vem suprir a necessidade para a proteção dos profissionais de saúde e ainda proporcionar aos nossos pacientes assistência segura, eficiente e de qualidade. As homenagens são bem-vindas também, ajuda a diminuir a tensão que o trabalho acaba gerando”, concluiu.