'O rei está nu', opina Marina Silva sobre Bolsonaro após saída de Moro

Bolsonaro precisa ser colocado em isolamento político pra parar de ...
por O TEMPO
O pedido de demissão de Sergio Moro do Ministério da Justiça e Segurança Pública nesta sexta-feira (24), para a ex-ministra e candidata à Presidência Marina Silva, deixa o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), em uma situação complicada. Em sua conta no Twitter, Marina afirma que "O 'rei' está nu", em analogia a um conto que narra a história de um monarca publicamente humilhado por sua soberba.
"Ele agora exibe a sua completa nudez da mínima vestimenta republicana, e a sua máscara moralista acaba de ser publicamente arrancada", diz na postagem.

Moro anunciou sua saída do Ministério da Justiça no fim da manhã de sexta e apontou uma série de atitudes do presidente que divergiam do que ele se propôs a fazer no cargo. Entre elas, o ex-ministro citou tentativas de Bolsonaro de interferir na Polícia Federal.
Marina Silva comentou também no Twitter as acusações do ex-ministro contra o presidente. "O episódio de hoje só reforça a narrativa farsante do presidente de montar um ministério por escolhas técnicas. Bolsonaro faz a política orientada por interesses familiares mesquinhos. Mostra mais uma vez que não tem nenhum apreço pelas instituições, democracia e Constituição".
Segundo Moro, o presidente queria uma autoridade dentro da PF com quem pudesse ter interlocução direta e acesso a informações sobre investigações. "Percebendo que essa interferência política pode levar a relações impróprias entre o comando da PF e o presidente, eu não posso concordar", afirmou.
O estopim para a crise na relação entre Bolsonaro e Moro foi a exoneração do diretor-geral da PF, Maurício Valeixo. O ex-ministro afirmou em pronunciamento nesta sexta-feira que ficou sabendo da exoneração por meio do Diário Oficial da União, onde foi publicada a ordem. A assinatura eletrônica de Moro, no entanto, estava no documento.