Projetos polêmicos de Marília são relembrados na internet


 Por CBN TOTAL COM ALDO VILELA


Após oficializar Marília Arraes como candidata a prefeita do Recife, integrantes do PT têm manifestado preocupação com o “histórico de polêmicas” que a postulante colecionou durante os 10 anos exerceu mandato na Câmara Municipal. Os petistas lembram que Marília, enquanto vereadora, apresentou projetos que geraram muitas críticas e embates com setores da sociedade e que perseguiam segmentos econômicos da cidade. Os correligionários frisam o caráter restritivo e punitivo das ações legislativas de Marília e que isso podem afetar a imagem da postulante na campanha deste ano, colocando em xeque seu desempenho eleitoral.

Petistas lembram, por exemplo, que em 2010 a então vereadora Marília Arraes apresentou o projeto de Lei 01/2010, que proibia o consumo de bebidas alcóolicas em vias públicas, como ruas, avenidas e calçadas, todos os dias, no horário das 20h às 6h. A matéria também obrigava que, aos domingos, bares e restaurantes funcionassem até às 20h. À época, além da abrangência, que afetaria o desempenho comercial de diversos estabelecimentos, a proposta previa uma série de punições contra infratores, desde o pagamento de multa, no valor mínimo de R$ 2.000,00, até cassação de alvará de funcionamento.

Na justificativa do projeto, Marília alegou que aos fins de semana, sobretudo nas noites dos domingos, os índices de criminalidade cresciam, período que correspondia por 10% dos assassinatos cometidos na capital pernambucana nas semanas. Após muita polêmica e crítica pelo caráter restritivo, Marília retirou a proposta.

MAIS POLÊMICAS – Petistas também apontam que outros dois projetos também têm potencial para colocar em “saia-justa” a candidata do PT. Os correligionários destacam o projeto de 129/2011, que limitava o funcionamento dos bares e restaurantes até às 22 horas aos domingos. Os colegas de partido lembram o desgaste sofrido por Marília nos confrontos com proprietários de estabelecimentos comerciais e que isso tem chance de fragilizar a candidatura da petista.

Os petistas também sublinham o caráter restritivo do projeto de Lei 130/2011, que proibia o consumo de bebida alcóolica das 18 horas às 6 horas durante toda a semana. Ambos os projetos terminaram sendo arquivados a pedido de Marília, após muita pressão de setores da sociedade.