Horas depois de a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o uso emergencial das vacinas contra a Covid-19, a prefeitura do Recife anunciou, neste domingo (17), a contratação de até 745 profissionais de saúde para atuar na campanha. Eles foram aprovados em concurso público em 2019 e serão chamados "de acordo coma demanda", se houver, segundo o município.
Por unanimidade, a agência aprovou o uso emergencial das vacinas Coronavac e da Universidade de Oxford contra a Covid-19. Logo depois, uma enfermeira de São Paulo se tornou a primeira pessoa imunizada no país, fora dos ensaios clínicos.
Também neste domingo, o Ministério da Saúde anunciou que os imunizantes serão distribuídos para todos os estados, a partir das 7h de segunda (18). A imunização terá início, de acordo com o ministro Eduardo Pazzuelo, às 10h de quarta (20).
A informação sobre as contratações foi feita por meio de nota divulgada pela prefeitura do Recife. neste domingo, a gestão municipal instalou uma "sala de situação" para monitorar o plano de imunização.
De acordo com a administração do Recife, dependendo da demanda da vacinação, podem ser convocados até 175 enfermeiros e 570 técnicos de enfermagem.
Uma parte das vagas será destinada a pessoas com deficiência. Após a contratação, os profissionais serão capacitados pela Escola de Saúde do Recife, por videoaula, para garantir os cuidados com o distanciamento social.
As contratações serão temporárias, disse a prefeitura, com vigência de seis meses, podendo ser prorrogadas por até dois anos. O contrato também pode ser rescindido, a qualquer momento, caso não haja mais necessidade.
"Não podem participar do processo pessoas com mais de 60 anos de idade, gestantes, lactantes ou que se enquadrem em outro grupo de risco da Covid-19", disse a nota da prefeitura.
Por meio de pronunciamento em vídeo , o prefeito João Campos, que está com Covid-19, afirmou que a cidade está preparada para começar a vacinação.
"Mesmo com tantas incertezas e dúvidas por parte do governo federal, de quando chegará a vacina, de qual será o volume que vai chegar, neste primeiro momento, nós estamos prontos para receber e para vacinar", declarou.
Estado
Após a aprovação das vacinas pela Anvisa, o secretário estadual de Saúde, André Longo, disse que todas as cidades pernambucanas já receberam as agulhas e seringas para as duas primeiras fases da campanha. O estado é o responsável pela distribuição aos municípios.
"Agora, aguardamos a definição de cronograma e operacionalização de envio das doses para o estado. Além disso, na segunda-feira, iremos pactuar com os municípios pernambucanos os detalhes finais para o início da vacinação no estado", disse, por meio de nota.
Longo também lembrou que, mesmo com as aprovações, os cuidados ainda precisam ser tomados. "Destaco, por fim, que a vacina será o divisor de águas no enfrentamento da Covid-19, porque vai mudar o curso da doença, com impacto direto na redução das hospitalizações e, consequentemente, na redução da mortalidade. Por isso, não podemos colocar nada a perder neste momento", disse.
G1